top of page

Elenco dos Títulos da Nobreza Mesoana

Marquês.png
Marquesados

     O título de Marquês, em alemão, Markgraf, era um título quase exclusivamente atribuído há algumas famílias italianas dos domínios da Casa de Galli. Também era concedido, eventualmente,de influencia alemã do norte do Principado.

Marquesado de Musso título concedido em favor de Gian Giacomo Medici. 
Marquesado de Musso título concedido em favor de Fabrizio Bossi e sua descendência em 1620. 
Marquesado de Gambolò, título de criação espanhola, confirmado como mesoano em 1622 a  favor de Agostino Litta, III Marchese di Gambolò e sua descendência. (Linha masculina extinta em 1921);
Marquesado de Soncino, título de criação espanhola ou imperial, reconhecido em favor de Massimiliano III Stampa, V Marchese di Soncino em 1622 e sua descendência. (Linha masculina extinta em 1870)
Marquesado de Aliprandi Martinengo em favor da família Aliprandi de Milão. (Linha masculina extinta em 1788);
Marquesado de Sesto Ulteriano título concedido em favor de Giorgio Teodoro Trivulzio di Sesto Ulteriano e seus descendentes em 1656. (Linha masculina extinta em 1924);
Marquesado de Torricella em favor de Egidio Maria Melzi e seus descendentes em 1678. (Linha masculina extinta em 1748)
Marquesado de Casati Stampa di Soncino título concedido em favor de Camillo I Casati, que passa a ter o sobrenome de Casati Stampa di Soncino pelo Decreto Principesco nº 27 de 1880, I Marchese di Casati Stampa di Soncino. (Linha masculina extinta em 1970);
Marquesado de Boni dal Leon Rampante título concedido na Nobreza Pontifícia para Federico Giovanni Boni e seus descendentes, reconhecido como título mesoano em 1965. O atual Marquês é Don Luis Boni dal Leon Rampante. 
Marquesado de Pietrasanta título concedido na Nobreza Pontifícia para Don Federico Giovanni Boni e seus descendentes, reconhecido como título mesoano em 1965. O atual Marquês é Don Luis Boni dal Leon Rampante. 
Marquesado de Borgo Santa Maria título concedido na Nobreza Pontifícia para Don Federico Giovanni Boni e seus descendentes, reconhecido como título mesoano em 1965. O atual Marquês é Don Luis Boni dal Leon Rampante. 

Marquesado de Musso título concedido em favor de Don Paulo Roberto de Sousa-Fernandes e sua descendência em 2020. Com a morte de Sua Excelência o XI Marquês de Musso, em 23 de agosto de 2022, o título foi herdado por seu filho primogênito, Don Afonso Eduardo Miguel de Sousa-Fernandes, XII Marquês de Musso.
Conde.png
Condados

     O título de Conde, em alemão Graf , é um título concedido para premiar pessoas de elevada nobreza na sociedade.  As famílias que são de influência germânica recebem o título de nobreza seguindo as tradições do Principado. 

Condado de Montebello título criado em favor de Marco Antonio I D’Adda e sua descendência em 1485.
Condado de Busto Arsizio título criado em favor de Pietro Antonio Marliani e seus descendentes em 1550.
Condado de Azzate título criado em favor de Fabrizio Bossi e sua descendência em 1620;
Condado de Montebello título novamente criado, dessa vez em favor de Carlo Arconti e sua descendência em 1630.
Condado de Montù Beccaria título concedido em favor de Luigi Regio Belloni e sua descendência em 1665. 
Condado de Lombardini, título concedido em favor de Fabrizio Ottone Lombardini e sua descendência em 1676. 
Condado de Pieve di Lezzuno título concedido a favor de Pietro Besozzi e sua descendência em 1751.
Graf von Waldersee em favor de Franz Anton Johann Georg e seus descendentes em 1780. O título ainda possui herdeiros;
Condado de Logiano em favor de Giovanni Baptista Orso e seus descendentes em 1792. O título ainda possui herdeiros. 
Graf von Wendenberg em favor de Felix Maria Vincenz Andreas von Lichnowsky e seus descendentes em 1844. O título ainda possui herdeiros.​ 
Condado de Vallico título concedido na Nobreza Pontifícia para Don Federico Giovanni Boni e seus descendentes, reconhecido como título mesoano em 1965. O atual Conde é Don Luis Boni dal Leon Rampante.   

Condado de Montebello título novamente criado, dessa vez em favor de Alessandro Durini, VI Conde de Monza e sua descendência em 1880. O título deixou de ser renovado por decisão da Casa Principesca a favor da família Durini em 2014. 
Condado de Vicalvi, título concedido a favor de Artuto Santoyo y Medina e sua descendência em 2006. 
Condado Palatino, em favor de Sandro Crestani em 2012. 
Condado de Saint-Séverin em favor de Telmo José de Boita e sua eventual descendência com Sua Alteza Sereníssima a Princesa Donna Rosangela Trivulzio-Galli, Princesa de Mesolcina e do Sacro Império Romano-Germânico, Filha de Mesolcina, Princesa de Trivulzio-Galli, Duquesa de Vigadore, Marquesa de Vigevano, Condessa de Melzo.
Condado de Rubbiano, título reconhecido como Mesoano em 2013 a favor de Ivair Antonio Cantelli (di Parma) de Oliveira e sua descendência, conforme as leis da Nobreza do Principado, em sucessão aos direitos hereditários de sua mãe, filha e herdeira do VII Conde de Rubbiano. 
Condado Palatino, em favor de Antonio Fernandes Pereira em 2013.
Condado de Anzone, título concedido a favor de Oscar Jucá do Rêgo-Lima Neto e sua descendência em 2014.
Condado de Norantola, título concedido em 2014 a favor de Juan Carlos Novo y Sañudo e sua descendência.
Condado de Stroppo, título reconhecido como Mesoano em 2014 a favor de Carlos Andres Taricco y Galli e sua descendência, conforme as leis da Nobreza do Principado.
Condado de Castaneda, título concedido em 2014 a favor de Pedro-Jose Bartolome y Fuentes e sua descendência. 
Condado de Cebbia, título concedido em 2015 a favor de José Fabiano Silva da Costa e sua descendência. 
Condado de Colle d’Agnese, título concedido em 2017 a favor de Paulo Roberto de Sousa Fernandes e sua descendência. Com a morte do I Conde em 23 de agosto de 2022, o título foi herdado por seu filho primogênito, Don Afonso Eduardo Miguel de Sousa-Fernandes, II Conde de Colle d'Agnese.
Condado von Rechitar, título concedido em 2018 em favor de Daniel von Rechitar e sua descendência. 
Condado de Cabbiolo, título concedido em 2018 em favor de Don Alessandro Bonelli di Salci, dei Principe e Duchi di Salci e sua descendência.  
Condado de Sousa-Fernandes, título concedido em 28 de dezembro de 2021 a favor de Paulo Roberto de Sousa Fernandes e sua descendência, título este a ser herdado por toda a sua descendência masculina e legítima. São hoje detentores do título os Condes Afonso Eduardo Miguel de Sousa-Fernandes e Carlo Emanuel Teodoro de Sousa-Fernandes. 
Condado de Montebello título em vida, criado em favor de Thaís Gama Rosa, com tratamento de "Donna" e "Excelência", em 01 de outubro de 2023.
Condado de Saldanha da Rosa, título em vida, criado em favor de 
Angela Mari Severo da Rosa, em 15 de Abril de 2024.
Visconde.png
Visconde
     O título de Visconde, em alemão Burggraf, é um título nobiliar que não teve grande difusão nas monarquias centro-europeias, por isso é considerado um título de rara concessão, mas não impossível. Burggraf quando traduzido ao pé da letra para o português pode ler como  "conde do burgo". As famílias que são de influência germânica recebem o título de nobreza seguindo as tradições do Principado. 
Viscondado de Gagliate em favor da família Sforza-Cesarini di Santa Fiora. O título ainda possui herdeiros. 
Viscondado de Vicalvi, título concedido a favor de Artuto Santoyo y Medina e sua descendência em 2001. 
     
Barão.png
Barão

     O título de Barão, em alemão Freiherr, é o segundo título nobiliar mais difundido nos feudos de Soberania da Casa de Galli e da Casa de Trivulzio. As famílias que são de influência germânica recebem o título de nobreza seguindo as tradições do Principado. 

Freiherr von Blumenthal em favor da família Blumenthal;
Baronia de Cereghetti em favor da família Cereghetti; 
Baronia de Fasani em favor da família Fasani;      
Freiherr von Kinovergerb em favor da família Salis; 
Freiherr von Lubienski, título do Primeiro Império Francês em favor de Tomász Lubienski (1787-1870) e depois fora confirmado, em 1820, como título Mesolcinense;
Freiherr von Mahrensfelt em favor da família Marenzi; 
Baronia de Monticelli em favor da família Monticelli;
Freiherr von Vaz / von Vatz em favor da família von Vatz, extinta em linha masculina, depois na linha dos Condes de von Toggenburger. Hoje o título está na família dos Condes von Werden­berg- Sargans.
Baronaggio di Garheis von der Plessen in favore di  José Víctor Garheis von der Plessen, I Barone di Garheis von der Plessen. Il titolo passò poi a suo figlio,  Francisco José Garheis, II Barone di Garheis von der Plessen e poi a il Padre Juan Francisco Garheis, III Barone di Garheis von der Plessen (del Clero dell'Arcidiocesi dell'Arcidiocesi di Buenos Aires), figlio del II Barone, che come Sacerdote ha rinunciato al titolo in favore della sorella María José Garheis y Sanfeliú, IV Baronessa de Garheis von der Plessen (il titolo può essere ereditato da una donna per privilegio speciale realizzata nell'atto della concessione della baronia). L'erede è Federico José Cugliandolo Garheis, figlio della IV Baronessa.
Baronia de Rêgo-Lima em favor de Oscar Jucá do Rêgo-Lima, I barão de Rêgo-Lima. O título foi passado a seu filho, Romero Regueira Jucá do Rêgo-Lima, II Barão de Rêgo-Lima. O atual detentor do título é Oscar Jucá Neto, III Barão de Rêgo-Lima. 
Baronia da Guarda em favor de Ivair Antonio Cantelli, VIII Conde di Rubbiano (no Ducado de Parma).
Baronia de Tagliata em favor de Arturo Santoyo y Medina, I Barão de Tagliata. O detentor do baronato é o 1º titular.
Baronia de Augio em favor de José Osuna y Expósito, I Barão de Augio. O detentor do baronato é o 1º titular.
Baronia de Cabbiolo em favor de Juan Carlos Novo y Sañudo, O detentor do baronato é o 1º titular.
Baronia de Casirate Olona in favore di José de Jesus Santoyo y Medina, I Barão de Casirate Olona. O detentor do baronato é o 1º titular.
Baronia de Garcia-Lucas em favor de Francisco Garcia y Lucas, I Barão de Garcia-Lucas. Titulo extinto em 27 de fevereiro de 2020 após a morte do primeiro titular. Titulo não renovado porque o primeiro agraciado somente tinha descendentes femininos.​
Baronia de Pimenta-Bueno em favor de Samsão Pimenta Bueno, I Barão de Pimenta Bueno. Título não renovado, ficando vacante.​
Baronia de Plattera em favor de Don Paulo Roberto de Sousa Fernandes, I Barão de Plattera. Com a morte do I Barão, o título foi passado para seu filho, Don Afonso Eduardo Miguel de Sousa-Fernandes, II Barão de Plattera. O detentor do baronato é o 2º titular.
Baronia de Téllez em favor de Ana María Téllez Delgado, I Baronesa de Téllez. Título em vida.
Baronia de Arroyo de Valderrey em favor de Felipe Iglesias Valiente, I Barão de Arroyo de Valderrey. O detentor do baronato é o 1º titular.
Baronia de Santa Maria delle Grazie em favor de Antonio Fernandes Pereira, I Barão de Nossa Senhora das Graças. O detentor do baronato é o 1º titular. Com a renúncia do primeiro titular em 2022, passou a seu filho primogênito, Don Paulo Roberto de Sousa-Fernandes, II Barão de Santa Maria delle Grazie. Com a morte do II Barão em 23 de agosto de 2022, o título passou a seu filho primogênito, Don Afonso Eduardo Miguel de Sousa-Fernandes, 3º titular.
hereditário.png
Cavaleiro-Hereditário do Principado de Val Mesolcina

     O título de Cavaleiro-Hereditário, em alemão, Ritter von, é o primeiro título nobiliar mais difundido nos feudos de Soberania da Casa de Galli e da Casa de Trivulzio. As famílias que são de influência germânica recebem o título de nobreza seguindo as tradições do Principado.

Ritter von Graeffendorff; 
Ritter von Krause; 
Cavaleiro-Hereditário de Paparella; 
Ritter von Niebelschütz;
Cavaleiro-Hereditário de Bruni;
Cavaleiro-Hereditário de Cereghetti; 
Ritter von Weigel;
Cavaleiro-Hereditário de Mazzolini;
Ritter von Wolf;
Cavaleiro-Hereditário de Tann; 
Cavaleiro-Hereditário de Parolini; 
Cavaleiro-Hereditário de Toscano.
Ritter von Trevizan em favor de Antônio Trevisan. O detentor do título é o primeiro agraciado.      
Ritter von Cervantes-Velázquez em favor de Francisco Cervantes-Velázquez. O detentor do título é o primeiro agraciado.
Ritter von Sousa-Fernandes em favor de Don Paulo Roberto de Sousa Fernandes. Com a morte do I Ritter, o título passou a seu filho primogênito, Don Afonso Eduardo Miguel de Sousa-Fernandes, II titular.
Ritter von Brito-Feitosa
 in favore de Arthut Guilherme Feitosa Brito. O detentor do título é o primeiro agraciado.
bottom of page