top of page

Usos heráldicos da Ordem da Rosa de Ouro de Trivulzio-Galli Para a Ciência, Cultura, Mérito e Arte

    A Ordem Dinástica da Rosa de Ouro de Trivulzio-Galli para a Ciência, Mérito, Cultura e Arte, também chamada de "Ordem da Rosa de Mesolcina"  foi criada por Sua Alteza Sereníssima, o Príncipe Andre II em 30 de abril de 1835 com a finalidade supracitada. A Carta-Patente de criação da ilustre Ordem fora criada com apenas 5 artigos. Fora assinada no Principesco Palácio de Retegno, um dos baronatos imperiais, um dos títulos, de Sua Alteza Desde então, algumas alterações nas suas constituições foram feitas para aprimorar o âmbito de concessão dessa honraria tão significativa.
     Informações heráldica preliminares:
     A Insígnia da Ordem é composta por uma estrela de oito pontas esmaltada de branco, debruada de ouro e com maçanetas douradas nas pontas. Ao centro do emblema há um medalhão dourado, com a Rosa da Casa de Trivulzio-Galli, que é formada por cinco pétalas de ouro, e de cinco folhas esmaltadas de verde, sendo o botão em verde, sendo ao redor dela um cinturão esmaltado de azul nele escrito em maiúsculas latinas de ouro: SCIENTIÆ, MERITUM, CULTURÆ ET ARS. Ao redor da Insígnia uma grinalda de rosas de ouro e folhadas de verde (rosas estas que seguem o mesmo modelo das rosas do Grão-Colar da Ordem das Damas Nobres de N. S. Auxiliadora).
    A Ordem é aberta tanto a Cavaleiro como para Damas, cujos usos e costumes heráldicos veremos a seguir:
Cavaleiros
Cavaleiros do Grão-Colar:
   Utilizam o Grão-Colar da Ordem, que é formado por um conjunto composto pelos escudos com as Armas dos Trivulzio, e outros tantos com as Armas dos Galli, intercalados, e tendo entre si uma rosa de ouro com folhas de verde. A Insígnia da Ordem, pendente da Fürstenhut, pendente de um escudo partido, I de Trivulzio, II de Galli. 
Cavaleiros da Grã-Cruz:
   Utilizam a Grã-Cruz da Ordem ao redor do escudo, sendo formada por uma faixa azul-ferrete terminada em um laço abaixo do escudo, do qual pende a Insignia da Ordem suspensa pela Fürstenhut.
Cavaleiros Grandes Oficiais:
   Os Cavaleiros-Grandes Oficiais utilizam uma faixa azul-ferrete ao redor do escudo (como a de Grã-Cruz, porém sem o laço), da qual pende a Insignia da Ordem suspensa pela Fürstenhut.
Cavaleiros-Comendadores:
   Os Cavaleiros-Comendadores utilizam uma pequena faixa azul-ferrete pendente da ponta do escudo e da qual pende a Insignia da Ordem suspensa pela Fürstenhut.
Cavaleiros:
   Os Cavaleiros utilizam a Cruz da Ordem pendente da Fürstenhut, em ponta do escudo, suspensa por uma fita azul-ferrete.
Damas
Damas do Grão-Colar:
   Utilizam o Grão-Colar da Ordem, composto pelos escudos com as Armas dos Trivulzio, e outros tantos com as Armas dos Galli, intercalados, e tendo entre si uma rosa de ouro com folhas de verde. A Insígnia da Ordem, pendente da Fürstenhut, pendente de um escudo partido, I de Trivulzio, II de Galli. Ao conjunto acompanha a placa de ouro com a Insígnia da Ordem
Damas da Grã-Cruz:
   Utilizam a Grã-Cruz da Ordem ao redor do escudo, sendo formada por uma faixa azul-ferrete terminada em um laço abaixo do escudo, do qual pende a Insignia da Ordem suspensa pela Fürstenhut.
Damas Grandes Oficiais:
   Utilizam a Condecoração da Ordem, formada pela placa de prata com a Insignia da Ordem, suspensa de um laço azul-ferrete suspenso de uma fita também azul-ferrete, que está ao redor da parte inferior do escudo (diferente portanto da faixa da Grã-Cruz que fica ao redor de todo o escudo).
Damas de Comenda:
   Utilizam  a Insignia da Ordem pendente da Fürstenhut, suspensa de um laço azul-ferrete suspenso de uma fita também azul-ferrete, que está ao redor da parte inferior do escudo (diferente portanto da faixa da Grã-Cruz que fica ao redor de todo o escudo).
Damas:
   Utilizam a Insignia da Ordem suspensa pela Fürstenhut suspensa de um laço azul-ferrete em ponta do escudo.
bottom of page