top of page
Brasão_do_Tribunal_Heráldico.png
TRIBUNAL HERÁLDICO 
do
PRINCIPADO DE MESOLCINA,
da  Soberana Casa Principesca de Trivulzio-Galli,
da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa
e de todas as demais Ordens de Cavalaria da Casa Principesca
+Divisão de Heráldica+

Alvará Modificação de Carta d'Armas sob Registro Número 0148/2021 de 08 de Março de 2021, pelo qual modifica o Alvará de Concessão de Carta d'Armas sob Registro Número 0137/2020 de 24 de Julho de 2020.

O Conselho da Nobreza da Sereníssima Casa Principesca de Mesolcina, por meio de seu Tribunal Heráldico, tendo por base a Legislação Nobiliar do antigo Principado de Mesolcina, exarada por Suas Altezas Sereníssimas os Príncipes de Mesolcina, reconhece a Sua Excelência a Dama Karla Nadjla Gomes Feitosa de Sousa Fernandes, Marquesa Consorte de Musso, Condessa Consorte de Colle d'Agnese, Baronesa Consorte de Plattera, Dama Grande Oficial de Graça e Devoção da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Militar, Religiosa e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa, Dama da Mesoana Ordem Militar de São Jorge para a Lealdade ao Príncipe, o direito de uso de Brasão de Armas, conforme foi deliberando em secção de 24 de julho de 2020, onde fora autorizado o uso de novas Armas, conforme registro N 0137/2021, agora modificadas e anotadas sob Registro Nº 0148/2021. As armas são compostas por:​:

Artigo 1º

COTA:  

Dois escudos, o primeiro, à destra, masculino, com as Armas de seu esposo, Don Paulo Roberto de Sousa Fernandes, XI Marquês de Musso e Condestável Hereditário de Mesolcina, Cavaleiro da Ordem de Sua Alteza o Príncipe: de São Miguel Arcanjo e do Preciosíssimo Sangue, Cavaleiro da Grã-Cruz de Graça e Devoção da Ordem Militar de Santa Maria, Cavaleiro do Grão-Colar da Mesoana Ordem Militar de São Jorge para a Lealdade ao Príncipe, Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem Militar de São Teodoro Mártir, que estão anotadas no Alvará nº 138 de 2020, de 07 de outubro de 2020. O escudo, à destra, partido de 2, cortado de 3, perfazendo 10 campos, mais um espaço central.

No I uma águia bicéfala estendida de sable, carregada no peito d'um crescente de prata - Por Concessão de Aumento de Honras do Sacro Imperador Romano-Germânico Maximiliano I para Diogo Fernandes Corrêa.

No II de goles, três escudetes de prata, postos em contra-roquete, carregados d’uma cruz do campo presa aos flancos, que é o II quartel do brasão do referido Diogo Fernandes Corrêa.

No III de goles, carregado d’um castelo de três torres de prata, aberto e iluminado de sable, que são as armas do III quartel de Diogo Fernandes Correa.

No IV de goles, três vieiras de prata, postas em contra-roquete, que são as armas do IV quartel de Diogo Fernandes Correa.

No V campo de prata carregado de cinco escudetes de blau postos em cruz, carregados de cinco besantes do campo, postos em aspa; bordadura de goles carregada de sete castelos de ouro, postos 3 ao chefe, e dois nos flancos – Armas no Reino de Portugal, diferenciado por um filete de sabe em contrabanda, que é segunda do escudo dos Souza ou Sousa.

No VI de goles, uma caderna de crescentes de prata, que é a primeira parte do escudo dos Souza, ou Sousa.

No VII de goles carregado d'uma Cruz flordelisada de prata, aberta do campo, que é de Pereira.

No VIII de goles carregado de quatro faixas d'ouro, que é de Ferreira.

No IX Um Aumento de Honras, sendo este um campo de goles e nele São Miguel Arcanjo, o Arcanjo da Casa Principesca de Trivulzio-Galli, e Anjo de Mesolcina, voante de prata e revestido de armadura de prata, com um tabardo d'ouro, tendo na mão destra uma espada d'ouro e na sinistra um escudo partido, primeiro de Trivulzio, que é palado de seis peças d'ouro e sinopla; e II de Boni dal Leone Rampante, que é partido, 1º de goles, 2º de blau, brocante um leão rompante de prata; sobre-o-todo escudete de carmim, com o Monograma Pessoal do Príncipe Andre III de Mesolcina; abaixo dos pés de São Miguel, um dragão d'ouro, por especial Aumento de Honras concedido em caráter hereditário por Nossa Autoridade Principesca.

No X um Aumento de Honras, sendo de ouro, a Rosa de Mesolcina, que é de composta por cinco pétalas de ouro, folhada e abotoada de sinopla, com ramo, espinhos e folhas de sinopla, por especial Aumento de Honras concedido em caráter hereditário por Nossa Autoridade Principesca.

Ao centro do escudo (tendo à destra o IV e o VI campo, e a sinistra o V e o VII campo) um campo com o dobro da altura dos demais, de ouro, carregado d’um escudete partido, no I, de sinopla, arminhado de prata, tendo ao centro um escudete de blau carregado de uma flor-de-lis acompanhada de duas estrelas de oito pontas aos flancos do chefe, tudo de ouro. No II, de prata, por especial Aumento de Honras concedido em caráter hereditário por Nossa Autoridade Principesca conforme Decreto Principesco 17/2020 de 07 de outubro de 2020 , um biscione de sinopla coroada de ouro tragando uma figura humana de carnação. Sobre o escudete uma coroa condal do Principado de Mesolcina.  

 

O segundo escudo, à sinistra, cortado, no I - por Concessão de Aumento de Honras - a Águia Principesca de Mesolcina, que uma águia bicéfala de sable coroada de ouro tendo ao peito a Rosa de Mesolcina que é d'ouro folheada de sinopla, posta sob campo de ouro. No II, por Especial Concessão Principesca, as armas do Principado de Amelfi, que é de sinopla com 3 flores-de-lis em contra-roquete.

 

EXTERIOR:

Ao redor do primeiro escudo estão os Colares das Ordens de Sua Alteza o Príncipe: de São Miguel Arcanjo e do Preciosíssimo Sangue; abaixo do segundo está o laço de Dama da Mesoana Ordem Militar de São Jorge para a Lealdade ao Príncipe. Sobre os escudos a coroa de marquês.

SUPORTES:

Dois Grifos onde a parte inferior é de um leão d’ouro e a parte superior de uma águia de sable, bicados de ouro, armados e lampassados de goles; ambos carregam no bico um escudete de prata carregado com uma cruz latina, de goles, presa aos flancos.
 

O conjunto repousa sobre o manto da Suprema, Insigne e Fidelíssima Ordem de Sua Alteza o Príncipe: de São Miguel Arcanjo e do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. O manto é timbrado por uma especial coroa de ouro, com o aro carregado de pedras preciosas, encimado por oito florões triloboados (feitos de flores de Fiordalisi) carregados por pérolas, cinco visíveis, intercalados por oito pérolas em pequenos picos, quatro visíveis. A coroa é forrada por um tecido carmim semeado de conchas e nós, finalizando numa cauda de arminho.

A1: Em 12 de outubro de 2021, por Concessão Principesca, foi concedida a Marquesa Consorte de Musso o posto de Dama Grande Oficial de Graça e Devoção da OMSM. Para tal, faz-se constar no brasão tal condecoração.

Marquesa Consorte de Musso.png

Artigo 2º

Tais Armas aqui certificadas poderão ser portadas por seu titular, esculpidas, pintadas, bordadas, gravadas, impressas, forjadas: em seus selos, anéis, carimbos, palácios, casas, capelas, oratórios, túmulo, carruagens e demais veículos, e em todos os demais lugares que forem de costume, sem que sofra por isso quaisquer restrições da parte de futuros Reis d’Armas desta Casa Principesca.

Conde Paulo - Rei-de-Armas Principal.png

O Rei-de-Armas Cavaleiro

Sir Paulo Roberto von Sousa-Fernandes,

XI Marquês de Musso, I Conde de Colle d'Agnese,

Cavaleiro da Suprema, Insigne e Fidelíssima Ordem Militar de Sua Alteza o Príncipe: de São Miguel Arcanjo e do Preciosíssimo Sangue;


Cavaleiro de Grã-Cruz de Graça e Devoção da Sacra Ordem da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria.

O Tribunal Heráldico

O Rei-de-Armas Principal

bottom of page