top of page

Usos heráldicos da Ordem Militar de São Teodoro Mártir

    A Ordem Dinástica e Militar de São Teodoro Mártir, fundada em 1483 por Teodoro I Trivulzio, é a mais importante Ordem Militar não-Religiosa da Casa Principesca. Atualmente a Ordem Militar de São Teodoro é tido como a "porta de entrada para a Sacra Milícia", uma vez que, antes de um Cavaleiro ou Dama poder ser Investido naquela Ordem, precisará antes ser Investido na de São Teodoro Mártir.
     Informações heráldica preliminares:
     Cruz da Ordem Militar de São Teodoro Mártir é formada por uma cruz maltesa esmaltada de verde, com maçanetas douradas nas oito pontas, tendo entre os braços da cruz quatro feixes de trigo de ouro, e no centro da Cruz um círculo esmaltado de branco com uma Cruz pátea vermelha dentro de um círculo de chamas, também em vermelho (o círculo de chamas lembra um “sol heráldico”). Ao redor um outro círculo, dourado, com a inscrição NE TE SMAY acima, e MENS ÚNICA, abaixo, sendo que, entre as frases, duas Cruzes páteas, uma de cada lado, as separa. No verso da Cruz, tudo igual, porém com a imagem das Três Faces da Casa Trivulzio, em ouro, no lugar da Cruz e do círculo de chamas.
    Os Cavaleiros da Ordem, possuem o direito de utilizar a Cruz Heráldica da Ordem abaixo do escudo, que é uma Cruz maltesa esmaltada de verde, filetada d'ouro. 
    A Ordem é aberta tanto a Cavaleiro como para Damas, cujos usos e costumes heráldicos veremos a seguir:
Cavaleiros
Cavaleiros do Grão-Colar:
   Utilizam o Grão-Colar da Ordem, que é formado por um conjunto de duas peças, sendo a primeira composta por uma Cruz pátea esmaltada de vermelho posta dentro de círculos de ouro, dos quais saem chamas esmaltadas de vermelho, peças estas alternadas por peças compostas de um retângulo barroco de ouro, tendo dentro uma rosa de ouro abotoada e foleada de verde. Ao centro do Colar o Troféu Militar da Ordem em ouro, de onde pende a Cruz da Ordem pendente da Fürstenhut forrada de vermelho.
Cavaleiros da Grã-Cruz:
   Utilizam a Grã-Cruz da Ordem ao redor do escudo, sendo formada por uma faixa verde terminada em um laço abaixo do escudo, do qual pende a Cruz da Ordem suspensa pela Fürstenhut pendente do Troféu da Ordem.
Cavaleiros Grandes Oficiais:
   Os Cavaleiros-Grandes Oficiais utilizam uma faixa verde ao redor do escudo (como a de Grã-Cruz, porém sem o laço), da qual pende a Cruz da Ordem suspensa pela Fürstenhut pendente do Troféu da Ordem.
Cavaleiros-Comendadores:
   Os Cavaleiros-Comendadores utilizam uma pequena faixa verde pendente da ponta do escudo e da qual pende a Cruz da Ordem suspensa pela Fürstenhut pendente do Troféu da Ordem.
Cavaleiros:
   Os Cavaleiros utilizam a Cruz da Ordem pendente da Fürstenhut, em ponta do escudo, suspensa por uma fita verde.
Damas
Damas da Grã-Cruz:
   Utilizam a Grã-Cruz da Ordem ao redor do escudo, sendo formada por uma faixa verde terminada em um laço abaixo do escudo, do qual pende a Cruz da Ordem suspensa pela Fürstenhut pendente do Nastro da Ordem.
Damas Grandes Oficiais:
   Utilizam a Condecoração da Ordem, formada pela Cruz da Ordem suspensa pela Fürstenhut pendente do Nastro da Ordem, suspensa de um laço verde suspenso por sua vez de uma fita também verde, que está ao redor da parte inferior do escudo (diferente portanto da faixa da Grã-Cruz que fica ao redor de todo o escudo).
Damas de Comenda:
   Utilizam a Condecoração da Ordem, formada pela Cruz da Ordem suspensa pela Fürstenhut pendente do Nastro da Ordem, suspensa de um laço verde em ponta do escudo.
Damas:
   Utilizam a Cruz da Ordem suspensa pela Fürstenhut suspensa de um laço verde em ponta do escudo.
bottom of page