top of page

Usos heráldicos da Ordem das Damas Nobres de Nossa Senhora Auxiliadora

    A Ordem das Damas Nobres de Nossa Senhora Auxiliadora é uma Ordem Dinástica exclusivamente feminina, cujo Grão-Magistério cabe sempre à Princesa Consorte de Mesolcina. Fundada em 1770 por Domenico II Trivulzio-Galli, 6º Príncipe de Mesolcina, para comemorar seu casamento com a Marquesa Maria Gabriella Scarampi. 
    Originalmente a Ordem possuía apena um único Grau, que era a de Dama (do Grão-Colar), sendo assim uma versão feminina da Ordem de São Miguel Arcanjo, que só aceita homens. Com o passar dos anos a Ordem foi dividida em diversos postos. 
     Informações heráldica preliminares:
     Cruz da Ordem é formada por uma cruz especial, barroca, com quatro braços que iniciam mais finos, e tornam-se mais largos a medida que avançam, e terminam de modo levemente arredondados (tal qual a Cruz da Ordem russa de Santa Catarina, a Grande Орден Святой Великомученицы Екатерины), sendo que a Cruz é apresentada dourada.  Ao centro da Cruz um medalhão oval, esmaltado de cor-de-rosa, tendo ao centro uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, vestida de azul, e tendo no braço esquerdo o Menino Jesus, também vestido de azul, e no braço direito um cetro de ouro, terminado em uma flor-de-lis. Tanto Nossa Senhora, como o Menino Jesus estão coroados com a coroa aberta de ouro. No verso da Cruz, tudo igual, com a diferença que a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora é substituída pelo Monograma da Grã-Mestra que conceder a condecoração.
    A Ordem, até o ano de 2012, era aberta exclusivamente para Damas Nobres, após essa data, a Princesa Rosa Inês Boni dal Leon Rampante, Princesa Consorte do Príncipe Angelo II Trivulzio-Galli, abrir a Ordem também para senhoras não Nobres, como Damas Honorárias, cujos usos e costumes heráldicos veremos a seguir:
Damas Nobres
Damas do Grão-Colar:
   Utilizam o Grão-Colar da Ordem, que é formado por um conjunto de duas peças, sendo a primeira o Imaculado Coração de Maria intercalado por uma rosa cor-de-rosa foleada de verde. Pendente de um dos Imaculados Corações a Cruz da Ordem, pendente de uma Fürstenhut de ouro. 
Damas da Grã-Cruz:
   Utilizam a Grã-Cruz da Ordem ao redor do escudo, sendo formada por uma faixa cor-de-rosa com uma fita branca ao centro, terminada em um laço abaixo do escudo, do qual pende a Cruz da Ordem suspensa pela Fürstenhut.
Damas Grandes Oficiais:
   As Damas Grandes-Oficiais, a exemplo das Damas da Grã-Cruz, utilizam uma faixa cor-de-rosa com uma fita branca ao centro, terminada em um laço abaixo do escudo, porém diferente daquelas, a faixa não fica ao redor de todo escudo (ou seja, não começa em chefe), mas sim começa após o meio do escudo, e da qual pende a Cruz da Ordem suspensa pela Fürstenhut.
Damas:
   As Damas utilizam a Cruz da Ordem, pendente da Fürstenhut, suspensa por um laço cor-de-rosa com uma fita branca ao centro, abaixo do escudo.
Damas Honorárias
Damas Honorárias da Grã-Cruz:
   Utilizam a Grã-Cruz da Ordem ao redor do escudo, sendo formada por uma faixa cor-de-rosa com uma fita branca ao centro, terminada em um laço abaixo do escudo, do qual pende a Cruz da Ordem suspensa por uma rosa cor-de-rosa e com pétalas verdes.
Damas Honorárias Grandes Oficiais:
   As Damas Honorárias Grandes-Oficiais, a exemplo das Damas Honorárias da Grã-Cruz, utilizam uma faixa cor-de-rosa com uma fita branca ao centro, terminada em um laço abaixo do escudo, porém diferente daquelas, a faixa não fica ao redor de todo escudo (ou seja, não começa em chefe), mas sim começa após o meio do escudo, e da qual pende a Cruz da Ordem suspensa por uma rosa cor-de-rosa e com pétalas verdes.
Damas Honorárias:
   As Damas utilizam a Cruz da Ordem, pendente de uma rosa cor-de-rosa e com pétalas verdes, suspensa por um laço cor-de-rosa com uma fita branca ao centro, abaixo do escudo.
bottom of page