top of page

Usos heráldicos da Sacra Milícia

    A Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa, também chamada de Ordem da Mãe de Deus, Ordem Militar de Santa Maria, ou apenas Sacra Milícia, é a principal Ordem de Cavalaria Religiosa da Casa Principesca de Mesolcina, e portando, a principal Ordem Dinástica da Casa Principesca. 
 
   A Sacra Milícia é uma Ordem de Cavalaria Religiosa e de governo Leigo fundada em 1209 pelo Conde Simon IV de Montfort e Reformada em 1233 pelo Bem-Aventurado Bartolomeo de Breganze, e Confirmada pelas Bulas Pontifícias QUAE OMNIUM CONDITORIS HONOREM do Papa Gregório IX, de 13 de março de 1235 e SOL ILLE VERUS do Papa Urbano IV, de 23 de dezembro de 1261. Reformada pelo Papa Pio IV em 1565 através do Breve Apostólico em forma de Motu Próprio VOLENS DIVINÆ MISERICORDIA para formar uma Ordem de Cavalaria Dinástica da Casa de Galli e posteriormente de Trivulzio-Galli, sendo que o Grão Magistério da Ordem cabe por Direito Hereditário, ao Chefe desta mesma Casa Principesca. A Ordem é Dinástica e Independente em relação à Santa Sé, porém a ela sujeita apenas em assuntos relacionados aos seus Membros Clérigos.
     Informações heráldica preliminares:
     Cruz da Sacra Milícia é uma cruz pátea de goles, com orla larga de prata, acompanhada de duas estrelas de oito pontas de goles, postas nos flancos superiores.
    Os Cavaleiros da Ordem, possuem o direito de utilizar a Cruz Heráldica da Ordem abaixo do escudo, que é uma Cruz pátea de goles, com orla larga de prata, acompanhada de duas estrelas de oito pontas de goles, postas nos flancos superiores.
     Todos os Cavaleiros da Ordem recebem o tratamento de Sir, e os Cavaleiros-Professos de Votos Solenes o tratamento de Fra'. Todos os Cavaleiros da Categoria de Honra e Devoção tem o privilégio heráldico do Chefe da Religião, composto por um chefe de prata e nele uma Cruz presa aos flancos, acompanhado de duas estrelas de oito pontas nos flancos superiores, tudo de goles, e o Chefe da Religião é também concedido aos Bailios-Cavaleiros da Grã-Cruz da Categoria de Graça e Devoção, bem como aos Cavaleiros-Capelães e aos Cavaleiros Professos.
    A Ordem é aberta tanto a Cavaleiro como para Damas, tanto provenientes da Nobreza mas também pode ser concedida, em raras ocasiões a Cavaleiros não Nobres, para a Categoria de Graça Magistral. É dividida internamente em cinco Categorias, cujos usos e costumes heráldicos veremos a seguir:
Categoria de Devoção
bottom of page