top of page

O Tribunal Heráldico 

     O Tribunal Heráldico é um organismo gerido pelo
Conselho de Nobreza da Casa Principesca de Mesolcina.
Esse organismo é a maior autoridade em heráldica do antigo Principado.
     O Tribunal Heráldico é mantido e gerido pelo Conselho de
Nobreza que está ligado ao Conselho Privado de Sua Alteza
o Príncipe e este - por sua vez - está abaixo da autoridade de
Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Andre III Trivulzio-Galli.
A sede física do Tribunal Heráldico está junto da Residência
Oficial de Sua Alteza Sereníssima no Brasil. 
 
     O site do Tribunal faz público e em versão digital dos
Alvarás e Registros Heráldicos feitas pelos Reis-de-Armas.
Os documentos constam da descrição das armas,
uma imagem que ilustra a descrição.
Acompanham a descrição aquele que blasonou, caso seja
um Passavente-de-Armas ou o próprio Rei-de-Armas.
O emblema do Tribunal e do Rei-de-Armas responsável pelo Registro.
     O site disponibiliza a versão digital do documento. Cada titular do Registro de Armas ou da Inscrição pode solicitar ao Tribunal o documento impresso mediante pagamento dos emolumentos de emissão e expedição.
     O Tribunal Heráldico faz 5 tipos de Alvarás de Cartas d'Armas,  que são emitidos pelo Conselho da Nobreza através do Tribunal Heráldico. Todos os Alvarás de Cartas d'Armas recebem um Número de Registro do Tribunal Heráldico, tal número possui quatro dígitos e é seguido pelo ano da concessão. 

Brasão de Armas do Tribunal Heráldico. Os elementos externos como Cadena de Ofício de Rei-de-Armas, os bastões cruzados, também, de Reis-de-Armas.

Oficiais do Tribunal

Representação Heráldica do Tabardo dos Reis-de-Armas, Arautos e Passavantes da Sereníssima Casa Principesca de Mesolcina.

     O Tribunal Heráldico é composto por Oficiais que são divididos em Arautos, Passavantes-de-Armas e seus maiores oficiais, os Reis-de-Armas.
     Os Rei-de-Armas (Wappenkönig / Wappenkönige) do Tribunal Heráldico são os máximos oficiais do Tribunal. É deles os dever de registrar os brasões da Casa Principesca, dos Cavaleiros das Ordens Dinásticas e fazer os registros dos Alvarás de Cartas d'Armas. É dever dos Reis-de-Armas cuidar para que não haja erros heráldicos, para que não sejam usurpado direitos de reais possuidores de Brasões.
Os Reis-de-Armas são designados com base nos antigos feudos da Casa Principesca e seus emblemas heráldicos correspondem aos respectivos ofícios (escritórios).
     Os Arautos (Herold / Herolde) são oficiais do Tribunal Heráldico que possuem características de especialistas em legislação heráldica. São superiores aos Passavantes-de-Armas, pois, além de blasonarem, como os Passavantes, são também peritos no tocante às normas da Heráldica.
      Os Passavantes-de-Armas (Persevant / Persevanten) são oficiais do Tribunal Heráldico, cuja principal função é blasonar, ou seja, desenhar os Brasões de Armas a serem registrados pelos Rei-de-Armas.
      Tanto os Arautos quanto os Passavantes são designados tomando por base os nomes das Comunes que outrora formavam o Principado de Mesolcina. Seus emblemas de ofício são sempre tirados dos brasões de armas das Comunes que lhes dão o nome.
     Atualmente em nosso Tribunal possuímos 2 Reis-de-Armas sendo um deles o Rei-de-Armas Principal e o outro o Vice-Rei-de-Armas, além de 1 Arauto e 3 Passavantes-de-Armas.
PASSAVANTE-DE-ARMAS HINTERRHEIN:
O atual Passavante-de-Armas Hinterrhein é o Cavaleiro Sir Francisco Garcia y Lucas.
I Barão de Garcia-Lucas
ARAUTO SUFERS:
O atual Arauto Sufers é o Cavaleiro Sir Miguel Angelo Bôto.

 

REI-DE-ARMAS DA CRUZ & DE MELZO
(Vice-Rei-de-Armas):
O atual Rei-de-Armas da Cruz & de Melzo, também chamado de Vice-Rei-de-Armas, é o Conde de Borgomanero

 

REI-DE-ARMAS PRINCIPAL:
     O Tribunal Heráldico possuía, até 1919, um Rei-de-Armas Principal cuja jurisdição era superior a dos demais Reis-de-Armas. Sendo o mais antigo dos Ofícios fora criado junto com o próprio Tribunal Heráldico. O emblema heráldico do Rei-de-Armas Principal era uma águia de ouro e o feudo era ligado diretamente ao Ducado de Alvito.
     
     Em 2005 Don Verginio I Trivulzio-Galli, 12º Príncipe de Val Mesolcina, nomeou Sua Alteza Sereníssima, o Príncipe Andre III Trivulzio-Galli como Rei-de-Armas Principal. Sua Alteza Sereníssima, o Príncipe Andre III Trivulzio-Galli exercia o ofício até a data em que renunciou, no dia 06 de novembro de 2017.
 
       O atual Rei-de-Armas Principal da Casa Principesca e por consequência Rei-de-Armas da Ordem de Sua Alteza o Príncipe e de São Miguel Arcanjo é 
é o Cavaleiro Sir Paulo Roberto von Sousa-Fernandes, I Conde de Colle d'Agnese, que anteriormente fora o Rei-de-Armas da Cruz & de Melzo.
bottom of page