top of page
Brasão_do_Tribunal_Heráldico.png
TRIBUNAL HERÁLDICO 
do
PRINCIPADO DE MESOLCINA,
da  Soberana Casa Principesca de Trivulzio-Galli,
da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa
e de todas as demais Ordens de Cavalaria da Casa Principesca
+Divisão de Heráldica+

Alvará Confirmação de Carta d'Armas sob Registro Número 0003/2009 de 05 de Janeiro de 2009

O Conselho da Nobreza da Sereníssima Casa Principesca de Mesolcina, por meio de seu Tribunal Heráldico, tendo por base a Legislação Nobiliar do antigo Principado de Mesolcina, exarada por Suas Altezas Sereníssimas os Príncipes de Mesolcina, e tendo por base a especial Legislação que vige sobre a Armaria da Sereníssima Casa Principesca, reconhece a Sua Alteza Sereníssima, a Princesa Donna Rosa Inês Boni dal Leone Rampante & Trivulzio-Galli, Princesa Consorte de Mesocco, Princesa de Mesolcina, Princesa Hereditária de Trivulzio-Galli e Princesa do Sacro Império Romano-Germânico, Duquesa de Vigadore, Marquesa de Vigevano, Condessa de Melzo, Consorte do Príncipe Angelo Erbprinz von Trivulzio-Galli, Príncipe de Mesocco, Príncipe de Mesolcina, de Trivulzio-Galli e do Sacro Império Romano-Germânico o direito de uso de Brasão de Armas, conforme foi deliberando em secção de 05 de Janeiro de 2009, onde fora reconhecido o direito ao uso de Armas que lhe cabem por lhe terem sido concedidas pela extinta Congregação Heráldica do Conselho da Nobreza desta Sereníssima Casa Principesca, conforme foi deliberando em secção de 07 de Fevereiro de 1976, onde lhe fora então autorizado o uso de Armas, anotadas junto ao Livro Nº 13, páginas 10 frente, sendo depois, conforme foi deliberando em secção de 13 de Maio de 1976, onde fora autorizado o uso de novas Armas, anotadas junto ao Livro Nº 13, páginas 104 verso e 105 frente, e agora anotada sob Registro Nº 0003/2009, compostas por:​

 

Artigo 1º

COTA:  

Duplo, o primeiro masculino e o segundo oval, sendo o primeiro escudo, à destra, partido de 3, cortado de 4, perfazendo 10 campos e um escudo central:

I de ouro uma cabeça formada por três faces, a primeira de meia-idade, a central anciã e a terceira jovem; acompanhada de um listel de prata com a inscrição MENS UNICA;

II de blau uma Madonna posta sobre um terraço de sinopla, vestida com vestido de goles e manto de blau, ajoelhada em oração diante do Menino Jesus. Sobre ambos um listel de prata com a inscrição QUEM GENUIT ADORAT;

III de prata uma Cruz Resplandecente ou ainda uma Roda de Santa Catarina. E dentro dela uma cruz pátea, tudo de goles;

IV de goles, uma aspa de prata, carregada de cinco rodas de Santa Catarina;

V campo de sinopla carregado de um maço de trigo de ouro;

VI campo de blau carregado de um carvalho de ouro arrancado do mesmo;

VII três rodas de Santa Catarina de goles sobre uma banda de prata, dividindo o campo, sendo o superior de goles e o inferior de sinopla;

VIII campo de goles carregado de uma hidra de sinopla;

IX duas faixas ondeadas de prata, sobre faixado de quatro peças, de goles, de blau, de sinopla e de goles;

X campo de ouro com uma faixa cozida carregada da rosa de Mesolcina, que é de ouro, folhada e abotoada de sinopla e de duas cruzes páteas, tudo de goles.

 

Sobretudo (entre os campos IV-V e VI-VII) um escudo de Trivulzio-Galli, que é partido, primeiro de Trivulzio, que é palado de ouro e sinopla e segundo de Galli, que é de prata, cortado de 3 peças: no I, de ouro, uma águia de sable, coroada do campo; no II um leão passante de goles, armado e linguado de goles entre dois ramos de "Ruscus Aculeatus" de sinopla; no III Três bandas de goles.

 

O segundo escudo, à sinistra, partido, I de goles e II de blau, brocante um leão de prata carregado de um escudete ovalado de blau com três flores-de-lis de ouro em contra-roquete, diferença dos Marqueses dal Leone Rampente concedida por Sua Alteza Real Cosimo I de' Medici, Grão-Duque da Toscana. Sobre os escudos uma Fürstenhut.

 

EXTERIOR:

Ao redor do primeiro escudo estão os Colares das Ordens de Sua Alteza o Príncipe: de São Miguel Arcanjo e do Preciosíssimo Sangue; ao redor do segundo está o Grão-Colar da Ordem Dinástica das Damas Nobres de Nossa Senhora Auxiliadora. Sobre os escudos a Fürstenhut.

TENENTES :

A destra, um Cavaleiro revestido de armadura completa de prata, com detalhes em ouro, tendo ao peito uma faixa partida na parte superior de ouro, e na inferior de sinopla, e com plumagem ao elmo dessas mesmas cores; na cabeça coberta pelo elmo uma auréola de ouro, e abaixo dos pés um dragão de sinopla. O Cavaleiro segura na mão destra uma lança de ouro, da qual sai uma bandeirola bifurcada partida, na parte superior de ouro, na inferior de sinopla. Sobre o pescoço do Cavaleiro um lambel de blau de três pendentes.

 

A sinistra do escudo um anjo ao natural, revestido de túnica branca e sobre ela um tabardo, partido, primeiro de goles, segundo de blau, brocante um leão de prata, carregado de um escudete ovalado de blau, com três flores-de-lis de ouro em contra-roquete. 

 

O conjunto repousa sobre o Wappenmantel, que é um manto de goles, forrado de arminhos, franjado e amarrado de ouro, e será timbrado pela Erbprinzenkrone, de que fala o Art. 4º §3º dos Ordenamentos Heráldicos da Sereníssima Casa Principesca. 

 

13 Princesa Rosa Boni, Princesa de Mesoc
Artigo 2º
Tais Armas aqui certificadas poderão ser portadas por seu titular, esculpidas, pintadas, bordadas, gravadas, impressas, forjadas em seus selos, anéis, carimbos, palácios, casas, capelas, oratórios, túmulo, carruagens e demais veículos, e em todos os demais lugares que forem de costume, segundo os Ordenamentos Heráldicos cabíveis aos Membros da Sereníssima Casa Principesca de Trivulzio-Galli.

O Rei-de-Armas Sua Alteza,

Andre Frederico Albert Prinz von Trivulzio-Galli,

Marquês de Maleo, Príncipe de Mesolcina-Hinterrhein

Cavaleiro da Suprema e Insigne Ordem de Sua Alteza, o Príncipe e de São Miguel Arcanjo;

Cavaleiro do Grão-Colar da Sacra Ordem da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria.

O Tribunal Heráldico

O Rei-de-Armas Principal

bottom of page