Conselho da Nobreza do Principado de Mesolcina e Ducado de Alvito


TRIBUNAL HERÁLDICO
do
PRINCIPADO DE MESOLCINA,
da Soberana Principesca e Ducal Casa de Trivulzio-Galli,
e das Ordens de Cavalaria da Casa Principesca e Ducal
+Divisão de Heráldica+
Alvará de Reconhecimento de Carta d'Armas sob Registro Número 0191/2025 de 21 de Maio de 2025.
Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Gonzaga Trivulzio Galli, Pela Graça de Deus e do Direito Hereditário, Duque de Mesolcina, Príncipe de Mesocco e do Sacro Império Romano, Conde-Duque de Alvito, Duque de Atina, Custódio da Fé, etc., Chefe da Soberana Casa de Mesolcina, Grão-Mestre das Ordens Dinásticas
Faz saber aos que este presente Alvará de Carta de Armas virem que o Conselho da Nobreza da Sereníssima Casa Principesca e Ducal de Mesolcina, por meio de seu Tribunal Heráldico, tendo por base a Legislação Nobiliar do antigo Principado de Mesolcina, exarada por Suas Altezas Sereníssimas os Príncipes de Mesolcina, Reconhece a Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Rudolf von Croÿ-Solre-Dülmen, 15º Duque de Croÿ, Príncipe de Solre e do Sacro Império Romano, Cavaleiro da Grã-Cruz de Justiça da Ordem Religiosa-Militar e Hospitalar de N.S. do Carmo e de S. Lázaro de Jerusalém, Boigny e Mesolcina, Cavaleiro nº 520 da Suprema Ordem do Preciosíssimo Sangue do Redentor, o uso de brasão d'Armas, conforme o deliberando em secção de 21 de Maio de 2025 anotadas sob Registro 0191/2025.
As armas são compostas por:
Artigo 1º
COTA:
Escudo esquartelado. No I contra-esquartelado, 1º e 4º de prata da três barras de goles (Croÿ), 2º e 3º de goles com dez fusos de prata em 3-3-3-1. No II contra-esquartelado, no 1º e no 4º de França pleno, no 2º e no 3º de goles pleno (Albret), brocante escudete redondo pleno de arminhos (Bretanha). No III contra-esquartelado, 1º e 4º d'ouro fuselado de goles (Craon), 2º e 3º d'ouro com um leão rompante de sable, com unhado e linguado de goles (Flandres). IV contra-esquartelado, 1º e 4º de prata da três barras de goles (Croÿ), 2º e 3º de prata com três machados de goles (Renty). Brocante barrado de prata e goles (Hungria antigo).
EXTERIOR:
Ao redor do escudo o Grão-Colar da Suprema Ordem do Preciosíssimo Sangue do Redentor.
O conjunto está posto sobre o manto de Armas. Timbra o manto a especial coroa utilizada pelo Duque de Croÿ, que é uma coroa ducal aberta, e dentro dela uma¨Fürstenhut dos Príncipes do Sacro Império Romano.
Artigo 2º
Tais Armas aqui certificadas poderão ser portadas por sua titular, esculpidas, pintadas, bordadas, gravadas, impressas, forjadas: em seus selos, anéis, carimbos, palácios, casas, capelas, oratórios, túmulo, carruagens e demais veículos, e em todos os demais lugares que forem de costume, sem que sofra por isso quaisquer restrições da parte de futuros Reis d’Armas desta Casa Principesca.


O Rei-de-Armas Cavaleiro
Conde de Borgomanero,
Cavaleiro de Grã-Cruz de Honra e Devoção da Sacra Ordem da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria.
O Tribunal Heráldico

O Rei-de-Armas Principal
